Indicadores Toda vez que alguém me pergunta se deve ou não comprar uma ação eu sempre acabo perguntando a mesma coisa: Você já deu uma olhada no P/L, no P/VP, no Divident Yield e na Liquidez Corrente?

Esses 4 indicadores não garantem uma certeza absoluta de sucesso, mas se um investidor que está começando agora, analisar pelo menos esses 4 números antes de comprar uma ação, a chance dele fazer besteira diminui, e muito.

Descobrir esses indicadores é bem fácil. Basta entrar no site Fundamentus e buscar pela ação desejada.

P/L menor ou igual a 8

Já expliquei mais detalhadamente o indicador nesse post. Resumidamente podemos entender esse indicador com uma simples analogia: Suponha que você tenha investido R$1.000,00 numa empresa cujo P/L é 8. Esse indicador diz que em 8 anos, você terá um lucro igual ao valor que investiu inicialmente, ou seja, um lucro de R$1.000,00.

Se uma empresa tiver uma boa rentabilidade, bons lucros e não houver nenhuma razão para uma deterioração no futuro, podemos utilizar o P/L como um bom indicador de compra.

Sempre recomendo procurar empresas com P/L abaixo de 8. Em ações com P/L muito discrepantes (ou alto demais ou negativos) eu não recomendo o uso desse indicador para a tomada de decisão pois esse índice é facilmente afetado por vários fatores atípicos e contábeis.

Dividend Yield maior possível

Também já expliquei melhor esse indicador nesse post. Quanto maior o Divident Yield de uma empresa, maior são os dividendos que você receberá dela.

Dificilmente empresas com grande potencial lucrativo no preço das ações tem um Dividend Yield alto; isso ocorre porque empresas que pagam muito dividendo geralmente não precisam reinvestir os ganhos para o seu crescimento. É um fato que podemos comprovar nas empresas de distribuição elétrica: a maior parte da receita delas é para manutenção e melhoria da malha elétrica, elas não têm necessariamente que aumentar o tamanho, criar novos mercados, novas ofertas, etc.

Porém há casos de empresas altamente lucrativas no preço da ação e com altos valores de Dividend Yield. É o caso da Usiminas.

VPA mais próximo possível do valor da Ação

O cálculo do VPA é bem simples, basta dividir o Patrimônio líquido pelo número de ações que a empresa disponibiliza na bolsa. É como se somássemos os valores dos prédios, instalações, equipamentos, terrenos, estoque, caixa, etc e dividisse pelo número de ações.

Para entender o VPA, imagine uma situação hipotética em que uma empresa precisasse fechar as portas. Se ela vendesse todo o patrimônio e pagasse todas as suas dívidas, o dinheiro que sobrasse seria divido pelos acionistas. A quantidade de dinheiro que cada um receberia por ação seria o valor do VPA.

Com isso em mente dá para entender por que recomendo um VPA próximo ou até maior que o preço da ação.

Liquidez Corrente maior que 1,5

Esse indicador é puramente contábil e não acho que vale explicar a fundo. Ele é uma relação entre o que a empresa tem em dívida (empréstimos, impostos, fornecedores, etc) com o que ele tem em “propriedades e dinheiro” (caixa, estoques, clientes, etc) no curto prazo.

Se esse indicador for maior que 1, então a empresa tem folga disponível para pagar suas dívidas no curto prazo.

Se esse indicador for igual a 1, então a empresa não tem folga financeira, mas consegue pagar todas suas obrigações no curto prazo.

Se for menor que 1, então ela não tem disponibilidade nenhuma para quitar suas obrigações no curto prazo.

Uma liquidez corrente maior que 1,5 indica que a empresa tem boa saúde financeira.

Conclusão

Existem dezenas de indicadores fundamentalistas para nos dizer se uma empresa é boa ou não. Entender todos eles é uma tarefa difícil e que leva tempo, porém todo investidor tem que começar por algum lugar, certo?

Esses 4 indicadores que expliquei acima conseguem dar indícios de uma boa compra, porém não garantem a certeza de sucesso. Em posts futuros irei explicar alguns outros indicadores com o intuito de ajudar um pouco mais o investidor iniciante a fazer compras conscientes e certeiras.

Crédito das fotos Emilio Jose Mariel

Posts Relacionados