Nesse post irei abordar um assunto conhecido de todo mundo. Trata-se das diferenças entre a análise fundamentalista e a análise técnica. Acredito que todo blog que se mete a falar de investimentos deveria pelo menos tocar nesse assunto. Para não ser diferente, irei escrever um pouco sobre ele também.

No mundo da bolsa de valores existem dois principais métodos de análise de ações, a análise fundamentalista e a análise técnica. Ambas são amplamente usadas e como tudo no mundo, tem suas vantagens e desvantagens.

Pessoalmente, gosto e recomendo a análise fundamentalista (que aliás é a base de análise utilizada para a maioria dos posts desse blog).

Análise fundamentalista

A análise fundamentalista baseia-se em analisar o valor intrínseco da empresa, em achar o seu preço justo. Essa escola usa como pilar a análise de lucro, faturamento, preço de mercado, perspectiva do setor, sazonalidade, etc.

Essa método demanda tempo e estudo do investidor. É necessário que ele aprenda a entender muitos indicadores e conceitos (P/L, P/VPA, EBIDITA, lucro, ativo, endividamento, sazonalidade), acompanhar notícias sobre a empresa, saber se o setor em que ela atua é promissor, identificar se é uma empresa sadia, que possiu bons líderes, etc.

Esse processo para achar o valor da empresa é chamado de Valuation e ao fazer a análise de todos esses indicadores, você terá informações suficientes para saber se é uma boa hora para comprar ações.

Análise técnica

A análise técnica, conhecida também como análise gráfica, se baseia no estudo do histórico da ação. Nela o investidor deve analisar o gráfico do papel e encontrar padrões. Esse padrões indicam uma boa hora para compra e venda.

São muitos os padrões que essa escola usa, entre elas, o IFR (Índice de Força Relativa), a média móvel, o canal de suporte e resistência.

A análise técnica é amplamente utilizada pois é relativamente fácil de aplicar. Existem inúmeros programas que analisam o histórico do papel, varrem ele em busca de padrões e indicam se é um bom momento para movimentá-lo.

Posts Relacionados