Jovens e o IPO da BM&F – O que deu errado?

“A maioria das pessoas se interessa por ações quando todo mundo está interessado. O momento de interessar-se é quando ninguém mais se interessa. Não se ganha dinheiro comprando o que é popular.”
Essa frase é do mais bem sucedido investidor do mundo, Warren Buffett. Acostume-se com este nome, pois será citado freqüentemente neste blog!
Quem diria que as ações da BM&F cairiam 50% apenas 5 meses depois do seu IPO, dia no qual as ações fecharam com incrível valorização de 22%?
Escrevo este post pois presenciei muitas histórias de jovens que apostaram na BM&F por puro “modismo”. Isto não seria tão grave se a quantia investida não representasse grande parcela do patrimônio (ou as vezes até mais do que o patrimônio).
O que aconteceu foi que muitos apostaram dinheiro que não tinham (veja que existe uma enorme diferença entre apostar e investir). Soube de casos de jovens que se alavancaram com empréstimos de mais de R$ 20 mil.
O IPO da BM&F veio logo após o da Bovespa e Redecard, que renderam no primeiro dia nada menos do que 50% e 20% respectivamente. Tamanha foi a repercussão dessas duas “jóias” que milhares de pessoas que nunca haviam aplicado diretamente na bolsa, resolveram investir no IPO da BM&F, esperando assim uma lucratividade semelhante no curto prazo. Foram 260 mil pessoas físicas que investiram, batendo de longe o recorde de 64 mil na Bovespa. Aposto que a maioria delas não sabia que o dinheiro da oferta foi para os bolsos dos antigos donos (bancos) e não foi reinvestido na empresa (Santander, Pactual, Itaú levaram no total mais de 250 milhões de reais).
Feliz foi aquele que conseguiu ter sangue frio de vender suas ações no começo do pregão, quando as ações chegaram a bater 30% alta. Felizes foram os ex-sócios, que conseguiram lucros astronômicos. Semana a semana, os novos investidores observavam as ações da BM&F derretendo, até chegar à mínima de R$ 12,65 no dia 24 de abril – uma queda de 50% para quem resolveu comprar as ações no dia de abertura.
Mas, o que deu de errado?
Muita especulação pode ser feita sobre o que deu errado, é mais fácil analisar quando tudo já passou. Vou listar alguns fatores abaixo, para no final dar minha explicação fundamentalista.
- Primeira grande queda: “Crise subprime do Estados Unidos“– A grande realização (venda de ações) que a aconteceu na bolsa brasileira em Janeiro de 2008 devido a crise de crédito imobiliário derrubou o índice Ibovespa em mais de 20%. Exatamente no mesmo período, as ações da BM&F cairam 40%. Coincidência? Não!
- Segunda grande queda: O dia 22 de abril marcou o fim do lock-up de venda do lote remanescente do IPO, ou seja, apenas a partir nesta data os acionistas majoritários que entraram na oferta poderiam vender suas ações. O mercado antecipou essa reação. A menor cotação da história da BM&F foi dois dias depois. Coincidência? Com certeza não!
- O guidance do volume de negociação previsto pela BM&F foi exageradamenta alto e não se consolidou no primeiro trimestre (ou seja, os objetivos de crescimento da BM&F não foram atingidos).
- Grandes bancos já estão expostos ao risco do mercado de renda variável. Investir na Bovespa ou BM&F seria duplicar este risco.

Tudo isso explica a grande queda nas ações da BM&F?
Eu ainda acho que não! Uma ação com bons fundamentos e operando próxima ou abaixo de seu preço justo não teria tamanha queda. Vide exemplo das bluechips (Petrobrás, Vale, Gerdau) que cairam menos de 20%.
Explicação Fundamentalista
Para quem gosta de investir o dinheiro ao invés de apostar, bastava uma rápida análise nos número da empresa, mesmo que superficial, para descobrir que a ação já estreava na bolsa com valor estupidamente acima do justo. Parte disso se deve a lei da oferta e da procura, pois cada investidor (pessoa física) só conseguiu 91 ações no rateio do IPO e muitos queriam mais.
Vamos calcular o múltiplo P/L, o principal indicador da análise fundamentalista (exatamente o mesmo cálculo que fiz antes de decidir sobre a compra de BM&F):
- Lucro Líquido projetado de 2007: R$ 296.000.000
- Numero de ações: 901.877.292
- Preço por ação: R$ 25,00
- Lucro líquido por ação: 0,3285
- P/L: 76x
Eu, particularmente, tenho uma carteira com P/L próximo de 14x. Mas seria injusto comparar uma empresa de crescimento alto com uma carteira multi-setorial. Podemos compará-la com os múltiplos da BM&F dos Estados Unidos, a famosa Nymex. Pelo site da Business Week vemos que o P/L atual é 39x.
A grosso modo, a BM&F estaria quase 2x mais cara que a Nymex! Um investidor puramente fundamentalista não compraria uma ação nessa situação!
Mas eu também errei!
Eu, investidor de longo prazo fundamentalista, analisei a empresa antes de reservar meu lote no IPO e resolvi entrar (primeiro erro). Vendi logo na estréia a R$ 25,59, embolsando um lucro de 27,9% (a máxima chegou a 26, ou seja, vendi muito bem).
Apesar de avisar algumas pessoas que a ação estava cara, contrariei todos meus princípios e resolvi comprar 1 lote a R$ 22,80 pouco depois do IPO. Não sei se foi ganância ou cegueira causada pelo mercado. Afinal, eu deveria estar enganado! Todos animados e acreditando no papel, porque não? (Segundo erro).
O que podemos aprender com isso?
- Acredite em você, não no mercado. Trace uma estratégia para sua carteira e siga a risca, sem se preocupar com o que o comentário geral. No curto prazo, o mercado é imprevisível!
- Nunca compre uma ação na alta, pois a euforia do mercado costuma elevar os preços acima do valor justo. O investidor de sucesso costuma comprar ações sub-precificadas, normalmente na baixa. Assim faz Warren Buffett na Berkshire. Assim está fazendo a GP Investimentos aqui no Brasil, ambas atuam bastante na área de Private Equity (a GP é a maior da América Latina neste mercado).
- Antes de comprar, analise a empresa, não compre as cegas! Pretendemos fazer um guia básico de como interpretar um relatório trimestral ou anual, quais números são importantes, quais indicadores calcular.
Apenas para ilustrar, isso já aconteceu no passado e as perdas foram muito maiores. Na última edição do livro The Intelligent Investor (o mais famoso livro fundamentalista) é citado o exemplo do IPO da VA Linux, que estreou na bolsa com pico de alta quase 700%. A ação chegou a valer US$ 320,00 no primeiro pregão. Passada a euforia, o preço justo apareceu e a ação foi precificada abaixo de US$ 5,00 (Uma perda de 98% do capital para quem comprou no topo). Hoje em dia são cotadas a míseros US$ 1,68 (LNUX).
Em breve teremos o IPO da Visanet do Brasil. Iremos analisar a Visanet do Brasil para compará-la com a Redecard (Brasil), Amex, Mastercard e Visa (Estados Unidos).
A nossa maior ambição ao fazer este blog é ajudar os jovens investidores a começarem a investir com consciência. No dia-a-dia e na internet vejo muitas histórias reais de pessoas que começaram a apostar em ações, sem ao menos gastar um tempo para estudar e entender o mercado.
Obs: Não cheguei a analisar os papéis da Bovespa e BM&F no presente, estou mais focado em descobrir small caps com grande potencial. Estima-se uma redução da ordem de 20% nas despesas (conhecida no mercado como economia de “sinergia” na fusão de duas empresas). O sêlo de Investment Grade concedido pela Standard & Poors vai aumentar os lucro no longo prazo. Parte disso já está sendo precificado novamente e a BM&F voltou a casa dos R$ 18,00.



Denis Cavale em 21 de maio de 2008 #
Voce so esquece do principal, o q faz com que sua analise seja um pouco deturpada
O imposto de aliquota que as bolsas pagaram que foi o q fez cair mais…veja
o imposto saiu de 9% para 15% …
um aumento de quase….taraaam! Isso …66%…o q o mercado achou? Nossa..nosso lucro vai cair 60% ! E ferro nela entao! E foi o que houve…
ai o governo voltou atras, recuperou-se 20% , + ig + sossego do subprime…ja recuperou 40%
Agora ela e ja uma acao normal, esta caindo menos que as outras, isso quando o ibov cai..vale ressaltar que o lucro dela no ultimo mes ja estao maiores q vale e petro…
entao e o seguinte…
O tempo dilui o risco e a bolsa e algo de longo prazo…
concordo com vc que os jovens se empolgaram e podem ter errado na entrada..assim como eu …que sou jovem investidor tambem, mas e inegavel a cntribuicao dos mega Ipos para auemtnar o interesse e a saude de nosso mercado financeiro
Agradecendo antecipadamente a atençao
Denis Cavale
Eng. Eletrico
25 anos
Bruno Yoshimura em 21 de maio de 2008 #
Muito bem lembrado Denis, tinha me esquecido.
Vamos Analisar!
No caso da BM&F, O CSLL provavelmente usa a base de cálculo a EBIT. No caso da BMF, a magem EBIT é 60%. O efeito do aumento de 9% para 15% na EBIT depois do CSLL seria de 54,6% para 51%.
Para uma empresa como a BM&F que tem excepcional margem liquida de 60%, o efeito é pequeno. A redução fica na ordem de 10% (empresas com margem liquida de 4% sentiriam MUITO, mas a margem da BMEF é gigantesca comparada com a média).
http://www.mzweb.com.br/bmf/web/arquivos/BMF_ER_1T08_port.pdf
Eu também li o relatório da BM&F do 1T08 assim que saiu. O volume de negociações cresceu 15%, nada mal.
Mas analisando o p/l, acabei de ver que esta acima de 57,8x! Isso pra mim ainda é demais.
(Sou radical, confesso. Aposto muito no modelo da BTOW3, por exemplo, mas não compro pelo p/l astronomico)
Agradeço por agregar maiores informações para o post,
Abraços
Arthur Andrade Nery em 21 de maio de 2008 #
Olá Allan, Parabéns pelo Blog, está muito legal, sou irmão do Nery que fez BCC com vc acredito!
Como muita gente enrei no IPO da BM&F, mas como você disse de estratégia, me ative a minha, que nesse caso se baseia em um longo prazo (acima de 5 anos, pelo menos) e nessa idéia tracei algumas possibilidades para a ação que concordo começaram extremamente altas!
A primeira delas é o aumento sucessivo das safras, principalmente de grãos, que estamos tracando para os próximos anos (5 a 7 anos) com o aumento da área agrivulturável do país (isso sem contar problemas do clima ou aumento de procução por transgênicos), esses grãos são uma commoditie internacional que será negociada principalemente na BM&F depois do Investment Grade (pois somos o maior produtor de grãos do mundo).
O prórprio Investment Grade (IG) me agradou por sair mais cedo, pois quando comprei as ações já se tinha indicações disso, mas dentro das commodities de negociação dentro da BMEF, a que mais me reservo a aguardar boas notícias é o etanol, que não será a slavação do planeta, mas no medio-longo prazo, deve se transformar em uma commodite que será negociada pela BMEF. Bons ventos já sopram da europa que cortou os subsídios.
Quanto o percalso das ações até agora, a própria fusão entre BMEF e Bovespa é interessantissimo, pois a BMEF irá incorporar um sistema de governância corporativa que a bovespa já tinha e terá como direcionar seu P/L para baixo, não pelo lucro em si, mas pelo aumentodo volume de negociações somados pelo IG + safras recordes + diminuição do custo operacional pelo sistema de pregão virtual (já em atividade na BOVESPA) e também pelo interesse da própria NYMEX que você citou que com 10% da BMEF (aproximadamente 4% da BMEF Bovespa) irá se utilizar desse canal para suprir os mercados do norte com as commodities comercializadas por aqui.
Muito do que pensei aconteceu, até com certa antecedência como o IG, mas muitas coisas tive de vir agregando ao longo do tempo, mas de maneira geral vejo no longo prazo uma ação que deverá ter por enquanto um rendimento pífio, porém interessante ao longo prazo, como o lote não sai por mais de R$2000,00 se alguém tiver interesse não acredito ser uma ação de toda perdida por enquanto.
Como você disse, no perfil que tracei (animador, mas provável) a diminuição do P/L em 6 meses de ação em quase 33% se soma a hipótese você não acha?
Gostaria de um comentário de como esses perfis macroeconômicos poderiam influenciar em um planejamento baseado na análise fundamentalista.
Abraços e novamente parabéns pelo site!
Arthur
Biólogo, 25 anos
Bruno Yoshimura em 22 de maio de 2008 #
Olá Arthur, muito importante sua visão! Para ser sincero, eu acho uma excelente empresa para investir. É difícil achar no mercado empresas que conseguem gerar tanto caixa como BM&F, pois margem líquida de 60% eu nunca vi. Com a fusão com a Bovespa estima-se corte de 20% nos gastos, ou seja, a margem liquida deve pular para 65% (ou seja, o lucro subiria 10%). Apenas isso já reduziria o P/L em mais de 10%.
Uma razão que explica um p/L elevadíssimo é o crescimento da empresa. De 2006 para 2007, a receita, lucro e volume cresceram acima de 40%. Isso justificaria este p/l astronomico “passado” (calculei o p/l olhando para o passado, o que fica BEM distorcido para empresa com crescimento elevado).
Mas se for projetar os lucros de 2008 com uma taxa de crescimento, o p/l cai para casa dos 40 (o que para mim é justo para uma empresa com crescimento tão alto e margem liquida absurda). No relatorio do HSBC que eu tenho, eles projetam p/l 37x e 26x para 2008 e 2009 (claro que eles devem supor que o preço vai continuar estável. O calculo foi usado com a ação a 16,30).
Na verdade eu usei este exemplo da BM&F para chamar a atenção de como a eurofia do mercado pode cegar as pessoas. O primeiro preço da BMF avaliado pelos bancos responsáveis pelo IPO era na casa dos R$ 16. Ele saiu a R$ 25, que representa 56% acima do que os bancos achavam que valia, e vi muita gente comprar a este preço.
Eu não parei para analisar, mas acho interessante a BM&F a este preço atual, R$ 18 reais. São muitos os pontos a favor da empresa, como você mesmo citou.
- Investment Grade
- Fusão -> corte nos gastos
- Crescimento da empresa muito acima do mercado
- Excelente geradora de caixa. 60% de margem, para mim, é irreal
Se eu vou manter esse papel para o longo prazo? É muito provável que sim! Acredito que esteja bem abaixo do valor justo. Mas feliz mesmo foi quem comprou a ação na casa dos 13, no mal humor do mercado. Eu só não compraria agora pois vou quero manter essa estratégia (um dos filtros que uso é p/l).
Quando ao mercado de commodities, confesso que não conheço nada! Um setor que eu tenho muita vontade de investir, mas não conheço nada é o agrícola. Nunca parei para analisar Cosan, SLC Agrícola, etc. A única empresa que me atraiu, que é relacionada com o setor, é a Fertilizantes Heringer. O preço da Fosfértil deixa ela acima da “margem de segurança” que eu gostaria.
Abraços!
Bruno
Sandro em 26 de julho de 2008 #
Bruno, parabéns pelo site !!!
Putz, o site é objetivo e traz informações valiosas para principiantes como eu na bolsa de valores.
Achei magnífico seu comentário acerca do IPO da BMF, aliás, fui um dos que caíram no “conto do vigário”. Comprei 7.000,00 reais em ações qdo elas já estavam cotadas em 25,54, daí em diante só prejuízo …
No mais, gostaria de algumas dicas de livros sobre análise fundamentalista e também de uma parecer de vocês sobre o ativo BEES3 (BANESTES SA).
Por favor, gostaria de comentários singelos sobre a qualidade, desempenho, perspectivas para esse ativo …
Obrigado pelas dicas do site !!!
wleu
Sandro em 22 de junho de 2009 #
Boa análise principalmente sobre o aspecto da euforia, mas quanto a reserva das ações da visanet, a idéia de aproveitar a abertura do mercado para fazer um lucro. Por mais que esteja esticado o valor justo dela, fazer esse negocio gera uma boa perspectiva de lucro, não acha? E vc, vai fazer reserva ou nao?