O indicador P/L
Um dos indicadores mais utilizados para análisar uma ação é o Preço/Lucro, também conhecido como P/L. Resumidamente, esse indicador nos dá indícios se uma ação está barata ou cara.
O P/L é um indicador bastante simples e é um bom critério de comparação entre duas empresas de um mesmo setor.
Um exemplo prático, o P/L da GGBR4 (Gerdau) está nos dias de hoje em 24,41 e o da USIM5 (Usiminas) em 15,00. Comparando os dois papéis poderiamos dizer que USIM5 está mais atraente do que GGBR4 pois seu P/L é menor.
Uma analogia simples e explicativa para entender o P/L é a seguinte: Suponha que você tenha investido R$1000 numa empresa cujo P/L é 8. Esse indicador diz que em 8 anos, você terá um lucro de igual ao valor que comecou, ou seja, um lucro de R$1000.
Problemas do P/L
O P/L é um belo indicador porém NUNCA deve ser a única forma de análise de uma empresa. Ele deve ser usado como um critério a mais na sua decisão, mas não ser a base dele. O Preço/Lucro não responde bem para várias situações, entre elas posso citar algumas:
- Empresas com crescimento anormalmente rápidos podem ser boas para investir e ter o P/L distorcido devido a esse crescimento
- Comparar P/Ls de empresas de diferentes setores pode ser perigoso. Por exemplo, O P/L de papéis de empresas de tecnologia, que contam com maiores perspectivas de crescimento, tende a ser mais elevado que o indicador para o setor de energia elétrica.
- Um evento atípico pode fazer o lucro de uma empresa crescer astronomicamente e como consequência, seu P/L diminuirá. Por ter sido um evento não-comum, pode ser perigoso levar em conta o P/L dessa empresa.
- Diferenças na contabilidade do cálculo do Lucro de uma empresa pode gerar um P/L irregular
- A regra de que o P/L é igual ao número de anos necessários para ter um lucro igual ao seu dinheiro investido inicialmente quase nunca é valida pois o P/L varia muito com o decorrer do tempo.
Então por que usar o P/L?
O indicador, atrelado a uma análise das perspectivas da empresa podem indicar uma boa compra. Se uma empresa tiver uma boa rentabilidade, bons lucros, e não houver nenhuma razão para uma deterioração, um P/L baixo é atrativo, especialmente se estiver inferior ao seu nível histórico.
Como calcular um P/L?
Essa é a parte chata que todo mundo pula! Se preferir, entre direto nesse site, coloque a ação que deseja ter o P/L e pronto: http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=PETR4&tipo=1
Agora se você é curioso, calcular o Preço/Lucro não é dificil. A formula é simples:
![]()
O númerador é o preço por ação, aquilo que você acompanha todo dia no site. O denominador é o lucro da empresa dividido pelo número de ações disponíveis no mercado.
Vamos a um exemplo prático, o da BBAS3 (que só possui ações ordinárias e facilitam o cálculo) com os valores de hoje (19/05/2008) retirados desse site: http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=bbas3&x=823&y=71
- Preço da ação: 29,90
- Quantidade de ações ordinárias disponíveis no mercado: 2.542.180.000
- Lucro líquido nos últimos 12 meses: 5.996.790.000
Fazendo umas continhas para achar o lucro por ação:
- Lucro por ação = Lucro líquido / Quantidade de ações
- Lucro por ação = 5.996.790.000 / 2.542.180.000
- Lucro por ação = 2,359
Aplicando a fórmula do P/L com os dados
- P/L = Preço da ação / Lucro por ação
- P/L = 29,90 /2,359
- P/L = 12,67
Obs.: Para papéis tipo PETR4 que possuem ações ordinárias e ações preferenciais o cálculo muda um pouco, é necessário fazer soma ponderada do Lucro por ação. Para termos didáticos, usei o BBAS3.



Daniel em 27 de maio de 2008 #
Fiquei com uma dúvida. Se o indicador revela o número de anos que demoraria para recuperar o capital investido na ação, vc não teria que usar necessariamente o lucro anual- ou ultimos 12 meses (e não o lucro dos últimos 3 meses como vc sugere que poderia ser usado- nesse caso não seria ao invés de o número de anos, o número de períodos de 3 meses para recuperar o capital)?
Bruno Yoshimura em 27 de maio de 2008 #
Ola Daniel,
Existem várias formas de calcular o P/L.
- Lucro dos últimos 12 meses
- Lucro do último ano
- Projeção para o ano (expectativa de 2008)
- Lucro médio anual dos últimos 5 anos
- Lucro médio anual dos últimos 3 anos
É um ponto importante. Vários relatórios de bancos se esquecem de informar qual lucro líquido estão utilizando.
Para investimentos de longo prazo é interessante analisar usando média dos últimos 5 anos, mas normalmente utiliza-se a projeção para o ano atual.
Abraços
Seagull em 28 de maio de 2008 #
Prezados!
Primeiramente parabéns pelo capricho do seu belo trabalho!
Fui recomendado a conhecer seu blog através do Gustavo Nery (não é aquele peladeiro, mas sim, um jovem e estudioso investidor!), que me escreveu mostrando-se altamente interessado em evoluir no mercado de capitais
Considero os estudos envolvendo a AF de extrema relevância em um mercado onde a utilização dos gráficos teve uma grande aceitação (pela facilidade de leitura e interpretação) por parte dos novos investidores.
Mas nenhuma análise pode ser totalmente confiável se não levar em conta os fundamentos das empresas cujas ações estão sendo avaliadas.
Com perdão do trocadilho, mas isto é mesmo FUNDAMENTAL!
Indiquei e inclui seu site na listagem do MonitorFinanceiro.net, e também vou contribuir na divulgação de seus estudos publicando este artigo (atribuindo seus créditos) com destaque na Home Page do novo portal que estamos finalizando.
Venham conhecer, emitir suas opiniões, sugerir matérias no endereço http://www.monitorinvestimentos.com.br.
Qualquer material de aprendizado, textos ou artigos escritos por vocês que tenham interesse em compartilhar serão apreciados e editados com muito prazer pela nossa equipe.
É sempre uma satisfação poder contar com colaboradores deste nível.
Um grande abraço
Seagull ^v^
http://seagulltrading.com
http://www.monitorinvestimentos.com.br
http://monitorfinanceiro.net
Allan Panossian em 28 de maio de 2008 #
Olá Seagull,
É um prazer ter você como leitor do blog, eu já acompanhava antes o MI, e aproveito para parabenizá-lo pelo bom trabalho.
Sempre que precisar de nós, é só mandar um email ou um comentário!
Forte abraço
Ju em 29 de maio de 2008 #
Allá, mto bom esse post!!!!
Parabéns!!!
Arthur Andrade Nery em 30 de maio de 2008 #
Olá Allan,
Parabéns para você e o Bruno pelo blog, e aproveitando o exemplo didático e as novidades do mercado gostaria de fazer uma proposta…com a aquisição da Nossa Caixa talvez pelo BB, mas com os outros grandes bancos fazendo questão do leilão (mercadológicamente não deixam de estar certos!) o cenários bancário no Brasil está prestes a sofrer um período de variações.
Vocês poderiam usar esse exemplo para traçar um panorama do setor bancário antes da compra da Nossa Caixa, levando em consideração o cenário atual, onde vocês mostrariam ou comentariam papéis e P/L e talvez até com ajuda da Seagull, com gráficos do setor, afinal de contas estaremos tratando de papéis do mesmo setor (fácil comparação dos P/L) e com perspectivas diversas.
Então em um segundo momento, a partir dessa análise inicial colocar o que poderia acontecer com cada um dos papéis com a aquisição da Nossa Caixa por um banco federal ou privado. Como por exemplo o aumento da folha salarial, diminuição de eficiência e outros fatores da Análise fundamentalista que são muito úteis.
Acredito que o acompanhamento de um caso em particular daria um exemplo estremamente didático para a AF que vocês sempre colocam de forma clara, mas para os leitores do blog isso teria um impacto muito bom, já que o acompanhamento do caso a longo prazo traria um caso único nos blogs “finaceiros”.
Concordo que meandros políticos como preferencia de um ou outro partido pelo BB ou a CESP no meio da negociação podem distorecer o processo, mas de maneira geral só a análise do setor financeiro já seria muito interessante…ainda mais para mostras a “Saúde” dele em tempos de investment grade e Sub-primes.
Abraços,
Arthur Nery
(irmão do Gustavo Nery…que não sabe jogar bola!!! hehe)
Daniel Heise em 30 de maio de 2008 #
Bruno,
Valeu pela resposta. Concordo contigo.
Sugestão: vejam se vocês não preferem usar o Disqus como ferramenta para os comentários. abç.
Onde investir após Investment Grade - Small Caps - Investidor Jovem em 1 de junho de 2008 #
[...] P/L [...]
Desvendando os Dividendos - Parte 1/2 - Investidor Jovem em 18 de junho de 2008 #
[...] tipo de empresa que tem pay-out elevado, podemos fazer a correlação com um P/L. Como vimos em um post anterior, o P/L é a razão entre preço da ação e lucro líquido por ação. Normalmente o preço da [...]
Jean Racine em 25 de julho de 2008 #
Prezado Allan,
Parabéns pelo blog e pelo artigo “O indicador P/L”.
Tenho uma dúvida: é possível usar o índice P/L como parâmetro para compor o salário variável de um diretor da companhia? Sendo afirmativo, você pode visualizar pelo menos dois pontos positivos e dois negativos?
Muitíssimo obrigado.
Bate-papo com Gustavo Cerbasi no Expo Money | Investidor Jovem em 17 de setembro de 2008 #
[...] Em sua garimpagem pelas melhores empresas para investir, Gustavo costuma comprar empresas com indicador P/L abaixo de 10 e acha considera considerar o dividend [...]
Empresas para investir na crise | Investidor Jovem em 30 de setembro de 2008 #
[...] P/L [...]
Margem de segurança de Graham aplicada ao Brasil | Investidor Jovem em 19 de novembro de 2008 #
[...] cada R$ 100 em ações (O leitor atento do nosso blog vai perceber que esse poder de lucro é o P/L [...]